quinta-feira, 5 de março de 2009

As maravilhas do ovo

Eu tava doida pra achar uma matéria legal sobre as maravilhas do ovo pra poder colocar aqui. Achei essa aí debaixo no Minha Vida e corri pra postar.

Houve um tempo em que o ovo tinha status de vilão do colesterol. Fiquei maravilhada quando li no O Globo:
Ovo ganha status de superalimento e médicos recomendam consumo livre
Publicada em 11/02/2009 às 21h45m

Novas pesquisas confirmam de vez que limitar o consumo de ovos não tem praticamente efeito algum sobre o colesterol. E foram ainda além: o ovo é um dos mais completos e ricos alimentos do ponto de vista da nutrição e deve ser consumido sem limitação como parte de uma dieta saudável.

Só fiquei decepcionada com a falta de detalhes, então, vinha buscando uma matéria mais detalhada. Achei o artigo do Minha Vida bem completo, então fiz questão de dividir com vcs.

Aqui em casa, nós sempre tivemos o hábito de consumir muuuuito ovo. O meu sogro tinha uma loja de legumes e desde q casei, ganhávamos 5 dz de ovos por mês. Naquele tempo, éramos apenas nós dois e, às vezes, os ovos não chegavam a durar 1 mês inteiro. Tudo bem q naquele tempo a gente comia mal mesmo, muita fritura, muita besteira, e q hj nossa alimentação é muuuuito melhor. Hoje nosso consumo quinzenal ainda é de 2 dz e ½ de ovos, mas agora tem o filhote, q tb gosta muito de um ovinho.

Acabamos comprovando a balela do colesterol do ovo, a historinha de q só se deve comer 3 ovos por semana senão o colesterol sobe, blá-blá-blá-whiskas-sachê, com nossos exames clínicos de colesterol. Tanto o meu quanto o do marido estão nas faixas "ótimas", inclusive com o colesterol bom na faixa normal.

Ovo é tudo de bom, bem!

Coma um ovo por dia para ganhar músculos e perder gordura
Ele contém albumina, que aumenta a massa magra, e leucina que ajuda a manter
Quando pensa no consumo de proteínas, pouca gente se lembra dele, mas o ovo é uma alternativa bastante saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo. "As proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora, além de participarem da formação de hormônios, enzimas e anticorpos", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, do Centro Brasileiro De Nutrição Funcional.

A variedade de opções no preparo (cozido, mexido ou em omeletes) conta a favor de inclusão do ovo na dieta, que ainda ganha reforço de vitaminas, minerais e lipídios (presentes em grandes quantidades na gema). "Mais de 50% da vitamina B2 do ovo está na clara, de fácil digestão e ideal para quem treina e quer desenvolver músculos", afirma a especialista. "Nunca coma ovos crus, prevenindo a salmonela (bactéria que traz infecção intestinal).

Entre a turma da academia, o xodó é a albumina: esta proteína tem alto valor biológico, excelente biodisponibilidade (é facilmente aproveitada pelo organismo e fácil digestão. A albumina possui os nove aminoácidos necessários para o processo de anabolismo (aumento de massa muscular), contribui para a regeneração de tecidos musculares, unhas, pele e cabelo (faz crescer cabelos), revitaliza funções orgânicas devido ao seu valor energético e impulsiona o sistema imunológico. A albumina está contida, principalmente, na clara. "A clara também dispõe de leucina, um aminoácido que ajuda a manter os músculos e diminui a massa gorda (gordura).

A gema, por sua vez, é rica em ômega 3, gordura excelente para o cérebro e que estimula o equilíbrio da insulina com a glicose, mais um fator para regular a compulsão e a resistência insulínica, que é o maior fator de risco para a Síndrome Metabólica. Ela também age no combate da anemia. "O ovo combate não apenas a anemia por deficiência ferro, mas também a chamada anemia perniciosa graças à presença de vitamina B 12", diz a nutricionista.

Consumo diário

Para contar com esses benefícios, o ideal é incluir ao menos um ovo (de galinha) por dia na sua alimentação o de codorna é ainda mais rico em colesterol comparado com o de galinha. Em cada 50 gramas (o equivalente a cinco ovinhos), há 422 miligramas da substância. Mas não é só: ele também tem maior quantidade de fósforo e ferro do que seu concorrente e só perde no quesito vitamina A.

Apesar da digestão mais lenta, o ovo pode ser ingerido no jantar e é um ótimo substituto para as carnes vermelhas (principalmente entre as pessoas de idade mais avançada e com dificuldade para mastigar). "Mas minha recomendação é consumo de um ovo no café da manhã, porque ele traz saciedade e evita que o paciente fique besliscando", afirma a nutricionista.

Quanto à cor da casca, não há com o que se preocupar: ela indica apenas a cor da galinha. As brancas põem ovos brancos, as vermelhas põem ovos vermelhos. E não há diferença nutricional relevante entre os ovos de granja e os chamados caipiras, que têm uma coloração mais amarelada. Isso se deve ao tipo de alimentação. A especialista lembra que as galinhas caipiras são criadas soltas e comem o que encontram pela frente, incluindo vegetais mais coloridos, enquanto as de granja se alimentam apenas de ração.

O colesterol

Por muitos anos, o ovo foi visto como inimigo do coração. Mas pesquisas recentes comprovam que não há risco de doença cardiovascular para pessoas que consomem até um ovo por dia, de acordo com a nutricionista. Para preservar sua saúde, evite o consumo de ovos fritos, que têm mais calorias totalmente dispensáveis.

Amigo da memória
O ovo também é fundamental à mesa de quem tem mania de esquecer tudo. Isso acontece porque ele é uma ótima fonte de colina, proteína que melhora a memória e a cognição. Além disso, ele tem as vitaminas B2, B6, B12, E, K, D e ácido fólico. Zinco, cálcio, selênio ( boa quantidade), fósforo e ferro também estão presentes. "Devido a todos esses nutrientes, o ovo deve fazer parte da dieta de todos os indivíduos, salvo aqueles com alguma intolerância ou alergia alimentar", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf.

Direto do Minha vida: http://www.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Coma+um+ovo+por+dia+para+ganhar+musculos+e+perder+gordura.mv?utm_source=news_mv_f&utm_medium=09_03_05&utm_term=top5&utm_content=materia&utm_campaign=ovo_musculos

2 comentários:

Anônimo disse...

bom então estou no rimo depois de meu treino de futebol que fasso todos os dias consomo entre 3 a 4 ovos por dia e aumentei rapidamente 3 kilos de massa muscular so que eu n fasso eles cozidos e nem fritos simplismente coloco em uma panela quente e esquesento agora n sei se deste modo perde alguma vitamina se isso acontese porfavor me avise

Anônimo disse...

Anônimo, consuma os ovos cozidos, dessa forma além de você facilitar a absorção das proteínas você elimina o risco da salmonelose.
Recomendo também o consumo de ovos caipiras, pois possuem mais betacaroteno e antioxidantes.
www.tokadasaves.blogspot.com