quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Depois do sumiço, tô voltando!

Fui à nutricionista e estou caprichando mais na reeducação alimentar. Muita coisa já mudou e eu tenho procurado saber cada vez mais sobre os alimentos e como são processados no nosso organismo; isso tem feito muita diferença!

Tenho lido alguns livros interessantes, como o Deixa Sair, da Sônia Hirsch. MUITO legal! A sinopse do livro no Submarino: "Para quem quer se desintoxicar, perder peso, liberar tensões, normalizar o intestino e melhorar a vida em todos os sentidos: A Autora trata sobre alimentação, respiração, movimento, pensamento e relacionamento."

Comecei a incluir novos alimentos no meu dia-a-dia e hoje é dia de provar o almeirão, que eu nunca comi e não faço a menor idéia do gosto, mas uma senhora, ontem, no hortifruti, me disse q é pra cortar fininho e refogar como couve, que fica uma delícia. Descobri q o almeirão q eu comprei é o almeirão-roxo. Segue, abaixo, o q achei sobre o dito.

Beijocas!!!

Almeirão

Benefícios:
- Boa fonte de fósforo e ferro;
- Fornece vitaminas A,C e do complexo B.

O almeirão, conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, originária da Europa Mediterrânea. Em algumas regiões do Brasil, cresce naturalmente uma variedade chamada de almeirão do mato, muito apreciado por ter sabor menos amargo. O almeirão é uma Asteraceae, a mesma família da chicória, alface, dente-de-leão e serralha. Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro.

Quando for comprar almeirão escolha os maços com cuidado, sem amassá-los e sem rasgar as folhas. Deixe para comprar o almeirão por último, assim evita-se que as folhas sejam danificadas no fundo do carrinho pelas outras compras. As folhas devem estar verdes, firmes, sem sinais de murchamento e sem pontos escuros. Folhas com início de amarelecimento são velhas e não têm boa qualidade. Compre o almeirão na forma minimamente processada (ou seja, já lavado, picado e embalado) somente se o produto estiver sob refrigeração. Verifique o prazo de validade e coloque-o em geladeira logo ao chegar em casa com as compras. Os melhores preços são alcançados de julho a outubro.

O almeirão, como a maioria das hortaliças de folha, estraga-se rapidamente, murchando e amarelecendo depois de colhido. Por isto, compre somente o necessário para consumo imediato, e tenha sempre o produto fresco para consumo. O almeirão pode ser mantido por até três dias na geladeira. Lave e escorra bem a água das folhas e acondicione em saco de plástico próprio para alimentos ou em vasilha de plástico tampada. Em condição ambiente, as folhas devem ser mantidas com a parte de baixo numa vasilha com água, e em lugar fresco; mesmo assim a durabilidade será menor que um dia.

O almeirão pode substituir hortaliças como a couve, o espinafre e a chicória, no preparo de pratos quentes ou em saladas. As folhas inteiras ou rasgadas são refogadas em óleo de cozinha ou azeite, e temperadas com sal, alho e pimenta a gosto. Também pode ser preparado com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches.As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, picadas bem fininhas e temperadas a gosto. Neste caso, lave-as antes em água corrente, deixe-as de molho por 20 minutos em 1 litro de água filtrada misturada à uma colher (sopa) de água sanitária, em seguida enxágüe em água filtrada. No lugar da água sanitária, também pode-se usar produtos específicos para higienização de hortaliças, vendidos nos supermercados na forma de pastilhas. Neste caso, siga as instruções do fabricante contidas na embalagem do produto.

DICAS
- O almeirão é um ótimo acompanhamento para carne assada, lingüiça e aves;
- O almeirão roxo, raro no mercado das cidades grandes, é menos amargo que o almeirão verde e pode ser consumido cru em saladas ou refogado;
- Temperos que combinam; azeite, cebola, alho, pimenta, vinagre, limão, cheiro-verde.

Fonte: http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm

Mais informações em http://www.br.inter.net/especiais/exibe_noticia.php?id_noticia=130283 pra quem quiser.

Nenhum comentário: