quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Desafio de Natal

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Dia de revisão com a nutricionista

Na minha consulta de revisão tive uma grata surpresa:
EMAGRECI 1,600 KG!!!

As regras da dieta-reeducação continuam as mesmas.

Fica claro q se não não tivesse existido os delizes e se eu tivesse me exercitado, meus resultados seriam melhores ainda.

Por causa disso...

Hoje, pela 1ª vez na minha vida, estabeleci metas a serem cumpridas por mim. Não depende de ninguém e ninguém tem responsabilidade por essas metas. A total responsabilidade por essas metas é só minha.

Depois de pegar pra mim o poder da minha própria vida, a autoria e todas as conseqüências do que quer que me aconteça, cheguei a conclusão de que posso, sim, atingir estas metas.

O objetivo final é chegar a 59 kg até 30/09/2007. Pode parecer coisa demais e, à primeira vista, realmente é: 27,200 kg em 12 meses!!! Mas, fazendo a conta, dá uma média de 2,26 kg por mês. Não pode ser difícil, tenho certeza! :)

Minhas novas metas:

30/10/06 - 83 kg
30/11/06 - 80 kg
30/12/06 - 77 kg
30/01/07 - 75 kg
28/02/07 - 73 kg
30/03/07 - 71 kg
30/04/07 - 69 kg
30/05/07 - 67 kg
30/06/07 - 65 kg
30/07/07 - 63 kg
30/08/07 - 61 kg
30/09/07 - 59 kg

E essa é a nova tirinha de meta curta! :)
Mais magra no Natal/2006!




Meu cardápio hoje

8:10 - Café da manhã:
- 2 fatias de pão Fireze Light 7 grãos
- 1 col. sopa Polenghi Prato
- 1 copo de leite semidesnatado com café e adoçante
- 1 maçã

















12:00 - Almoço:
- 3 col. sopa de arroz
- ½ concha de feijão
- 1 filé de peixe ensopado com azeitona, tomate, cebola, pimentão, coentro, alcaparras e pomarola
- 5 col. sopa de legumes refogadinhos (repolho verde e roxo, abóbora, cenoura, vagem, chuchu, abobrinha e aipo)
- 1 frigideira de escarola refogada
- ½ copo de suco de goiaba com açúcar

15:05 - Lanche da tarde 1:
-Vitamina de morango e acerola com adoçante
- 4 biscoitos cream cracker
- 1 polenguinho light

17:00 - Lanche da tarde 2:
- barrinha de cereal Nutry light

19:00 - Lanche da tarde 3:
- barrinha de cereal Montevergine light


19:50 - Jantar:
- Hamburger de picanha

- aipim frito (váaaaaaaarios)
- os mesmos legumes refogados do almoço
- 1 col. sopa de farelo de trigo
- ½ pastel de carne moída da Mananciais
- 1 copo de coca-cola

É claro q esse jantar hipergorduroso me fez MUITO mal. Meu organismo, realmente, não tolera mais gordura... O mal estar foi o preço pago pela paixão por aipim. :/

À noite atualizo o restante. Volte mais tarde, q colocarei o q deu na revisão da nutricionista! :)

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Sobre a última sexta feira e os meus dias em geral

Meu dia, em geral

Entre 6:00 e 9:30 - Acordo

Entre 9:00 e 10:00 - Café da manhã:
- 2 fatias de pão Fireze Light, 7 ou 12 grãos
- 2 col. sopa Polenghi Prato
- 1 copo de mate ou suco de uva, com açúcar
- 1 fatia de chester ou presunto *
- 1 fruta *
- 1 danoninho *
* às vezes, ou um, ou outro, ou todos, ou nenhum

Entre 12:00 e 12:45 - Almoço:
- 3 col. sopa de arroz
- ½ concha de feijão
- 1 porção de carne magra grelhada ou ensopada ou 2 ovos mexidos
- 4 ou 5 col. sopa de legumes refogadinhos (batata baroa, abóbora, inhame...) (nem sempre...)
- cenoura ralada sempre
- almeirão / couve mateiga / aipo / alcaparra / aspargo / salsa / cebolinha / coentro / tomate / milho verde / passas / alho poró (ou um, ou outro, ou um monte destes juntos)
- 1 maçã ou 1 banana

Entre 15:00 e 16:00 - Fruta da tarde:
- 1 barrinha de cereal ou
- 1 maçã ou
- 1 banana

Entre 17:00 e 18:00 - Lanche da tarde: (sempre, de 2ª a 6ª)
- 1 mate leão limão diet
- 2 fatias de pão light
- pasta de frango
- 2 fatias de queijo minas (ou 1 de queijo e 1 de chester)
- cenoura + beterraba + alface + tomate

Entre 20:00 e 22:30 - Beliscada :)
- barrinha de ceral ou
- 1 ou 2 garfadas do jantar do Cacá ou
- 1 iogurte light c/ 1 col. sopa de aveia

Entre 23:00 e 00:30 - Dormir!

Meus dias têm sido assim, basicamente, desde 29/08, qdo tive minha última "primeira consulta" com a nutricionista. A diferença de um dia pro outro é pouca, pelo menos durante a semana.

Resolvi colocar isso aqui pq amanhã é a consulta de revisão e eu quero comparar com o q ela vai manter ou modificar disso. O legal é q ela adapta a dieta ao meu dia a dia.

Dei uma olhada na Dieta dos Pontos, do dr. Halpern, e fiz meu cálculo de pontos diários permitidos. Pelo cardápio da nutricionista, calculando +-, 370 pontos são suficientes pra mim. Pela dieta dos Pontos, eu preciso de 435.

A dieta da nutricionista é bem equilibrada, baseada, inclusive, na minha prática de capoeira, mas desde que voltei pra nutricionista, não voltei à capoeira.

Consigo seguir tudo +- direitinho, às vezes aumento um pouco das quantidades, mas chega uma hora q parece q tem um bicho dentro de mim, um bicho devorador de comidas purpurinadas!

Na 4ª feira passada, passei o dia todo na rua e fiquei muito tempo sem comer. Acabei comprando, no horário do almoço, um copão de pão de queijo do Rei do Mate pra mim e pro Ian. Mas ele comeu 1 e ½ e eu 10 e ½. Daí, acabei comendo mais pão de queijo. Por volta das 15:00h ainda fui no self service e me servi de um almoço saudável, mas o bicho já tinha sido desperto e, mais tarde, comi mais 2 pães de queijo grandes, 2 bombons Serenata de Amor, 2 salgadinhos de ovo recheado, 1 copo de refresco de maracujá, barrinha de cereal, 1 brigadeirão, 1 doção de queijo, e sabe-se lá mais o que que nem consigo lembrar. À noite, o Cacá chegou com uma barra de cereal Hershey's MARAVILHOSA. Eu não precisava comer tudo isso q comi, mas não consegui me segurar.

O importante disso tudo é q não me deixei abater. Mesmo q algo dentro de mim dissesse q eu deveria sair dessa reeducação alimentar de uma vez por todas, meu desejo por um corpo magro foi muito mais forte e me faz permanecer na batalha.

Na 6ªfeira fiz um almoço super leve. Acabei pulando o café da manhã pq desci tarde do quarto, e não justificava tomar café da manhã quase às 11 e almoçar meio-dia.

Penso q aprender a lidar com o jejum em alguns momentos é muito importante: nessa mesma sexta, enquanto coloquei o almoço do Cacá, em jejum, fiquei curtindo (!) a sensação de fome, observando o q o meu corpo estava sentindo, as sensações em cada parte do corpo. É q dessa maneira eu vou ter mais facilidade pea identificar qdo meu corpo está, de fato, com fome ou com gula, vontade de comer. Logo depois, dei uma beliscada de 2 col. de sopa de maionese de batata e vi a reação q provocou no organismo. Interessante! :)

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Quais são os vilões que atrapalham a sua dieta? O que você faz para vencê-los?

Post comunitário do Emagrecimento Saudável.
*** Escrevi esse post à mão, no trabalho; só agora vi q era sobre os pecados da gula. Sinto muito, mas meus vilões vão além da gula. Então, leiam à vontade! ***

A maior vilã do meu emagrecimento é a minha falta de disciplina. Pior que ela, só a falta de objetividade para conquistar minhas metas. Neurolingüisticamente falando, eu não deveria dizer isso, pra não mostrar pro meu subconsciente que eu acredito nessas safadas vilãs. :)

Descobri que a obesidade é uma doença q deve ser tratada pro resto da vida, com acompanhamento profissional inclusive, pq hipertenso não se cuida sozinho, então pq o obeso não precisa de acompanhamento?

Descobri tb que compulsão alimentar é um vício/doença tal qual o alcoolismo e q preciso evitar a 1ª mordida.

Listando os meus vilões:

- Falta de fé na minha capacidade de conseguir tudo q eu quiser;
- Falta de disciplina com horários, regras, dietas e exercícios físicos;
- Excesso de "purpurinados" à mão na casa dos meus pais;
- Auto-boicote quando vejo que consigo emagrecer, enfiando o pé-na-jaca cada vez q vejo q meu peso diminuiu;
- Ociosidade;
- Necessidade oral: em alguns momentos eu preciso mastigar qualquer coisa. E essa coisa que é o grande problema se não tiver algo do bem por perto. :)

Meus aliados na luta:

- Minha inabalável fé em Deus, nos meus Orixás, no meu pai Ogum ("Com a sua espada, sua lança, seu escudo na mão, Ogum, meu pai, filho de Umbanda não cai");
- O GRANDE apoio do meu Cacá;
- O desejo de ser carregada no colo de novo;
- A vontade de ser mãe gostosona;
- Trabalhar e não ficar de cabeça vazia;
- Uma garrafinha de 600 ml de água, O TEMPO TODO ao meu lado no trabalho; acabo bebendo, no mínimo, 3 litros de água, de 13:30h às 18:00 h, de 2ª a 6ª. E passo o resto do dia fazendo xixi o tempo todo!
- Muita leitura;
- Ler e pesquisar sobre alimentos, suas composições e o que fazem no nosso organismo.

Basicamente, é isso ae. :)

Beijocas!

sábado, 16 de setembro de 2006

Minha estória de obesidade

Tive uma infância e uma adolescência bem gorda, nenhum amor próprio e um histórico de namorados horrorosos (em muuuuuitos sentidos, além do estético) pelo fato de achar q ninguém mais gostaria de mim. Sempre fiquei com o primeiro q aparecia por medo de não aparecer outro. É triste isso, mas só agora tenho coragem de assumir este fato. Sempre fui aquela gorda do rosto lindo q seria linda demais se fosse magra. Cansei de escutar aquela frase ridícula: "Nossa! Mas vc é tão linda de rosto! Precisa conseguir fechar essa boca, hein?!"

Em setembro de 1999, por uma desilusão amorosa, emagreci 3 kg de um dia pro outro, de tanto chorar, e acabei usando a bendita desilusão a meu favor. Comecei a fazer capoeira e em janeiro eu já tinha emagrecido 25 kg.

Me manti na casa dos 70 e tantos até o início de 2002, qdo voltei a dançar muito forró, diminuí quantidades de comida e, em junho de 2002, qdo conheci o Cacá, eu pesava 69 kg. E eu nunca tinha pesado isso... Aos 11 anos eu pesava 78 kg. Ou seja, esse foi meu menor peso até hoje.

De julho/02 a +- maio/03 engordei uns 4 kg.

Em 04/05/2003 parei de fumar; em junho/2003 coloquei um implante anticoncepcional e em 24/07/03 me casei, com 77 kg. Daí pra frente comecei a comer compulsivamente até outubro, qdo me dei conta do mal q o implante estava me fazendo, então o retirei. Cortei os hormônios anticoncepcionais da minha vida e, +- em novembro/03, procurei um endocrinologista. Este me passou uma dieta mirabolante e remédios de fórmula, com reposição de hormônios da tireóide, q me deixaram hiperativa. Só no fim de janeiro descobri q não precisava de remédios para a tireóide, pois eu não tinha nenhum problema nela. :/

Daí pra frente, uma série de tentativas, eu já estava com quase 85 em menos de 1 ano de casada. É claaaaaaaro q meu marido estava bastante insatisfeito, afinal ele casou com uma mulher q ele carregava no colo o tempo todo e, de repente, ele não podia mais fazer isso. Ele foi muito mais cimpreensivo do q eu poderia supor, mas estava inegavelmente insatisfeito. Em 23/07/03, na véspera do nosso aniversário de casamento, descobri q estava grávida e com 90 kg. Só assim a insatisfação do Cacá diminuiu.

Cuidei de mim durante a gravidez e usei a gestação da melhor forma q pude para me libertar de hábitos ruins. Pari meu filho com apenas 96,700 kg. Qdo o Ian completou 1 mês de vida, eu já estava com 84 kg! Mas, viemos morar na casa dos meus pais e a minha gula voltou à tona, com todas as guloseimas disponíveis por aqui. Em pouco tempo eu já estava com 89 kg novamente.

Mesmo amamentando loucamente, doando muito leite, mesmo assim eu não emagreci, por causa da má alimentação.

Voltei a procurar minha nutricionista do SESI, q cuidou de mim antes da gravidez. Foi com ela q comecei a melhorar minha alimentação. Comecei e larguei a reeducação alimentar várias vezes. A cada deslize eu deixava tudo pra lá. E o Cacá só se estressando cada vez mais. Voltei pra capoeira em outubro/2005. Larguei em dezembro.

No início de junho/2006, depois de algumas discussões, resolvi voltar pra capoeira e levar a sério meu emagrecimento.

No dia 03/07/06, aos 87,700 kg, iniciei meu blog sobre meu emagrecimento. De lá pra cá muita coisa já mudou, eu já emagreci alguma coisa, já recuperei alguma coisa, já tornei a emagrecer. Tenho faltado à capoeira algumas vezes. Voltei à querida nutricionista e minha alimentação está muito melhor. Já não deixo tudo pra trás qdo tenho uma recaída.

Meu grande problema é a disciplina. Disciplina pros exercícios, pra não sair da linha. Mas sei q vou conseguir.


Hoje entrei na lista Emagrecimento Saudável. Mais uma forcinha na minha batalha.

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Depois do sumiço, tô voltando!

Fui à nutricionista e estou caprichando mais na reeducação alimentar. Muita coisa já mudou e eu tenho procurado saber cada vez mais sobre os alimentos e como são processados no nosso organismo; isso tem feito muita diferença!

Tenho lido alguns livros interessantes, como o Deixa Sair, da Sônia Hirsch. MUITO legal! A sinopse do livro no Submarino: "Para quem quer se desintoxicar, perder peso, liberar tensões, normalizar o intestino e melhorar a vida em todos os sentidos: A Autora trata sobre alimentação, respiração, movimento, pensamento e relacionamento."

Comecei a incluir novos alimentos no meu dia-a-dia e hoje é dia de provar o almeirão, que eu nunca comi e não faço a menor idéia do gosto, mas uma senhora, ontem, no hortifruti, me disse q é pra cortar fininho e refogar como couve, que fica uma delícia. Descobri q o almeirão q eu comprei é o almeirão-roxo. Segue, abaixo, o q achei sobre o dito.

Beijocas!!!

Almeirão

Benefícios:
- Boa fonte de fósforo e ferro;
- Fornece vitaminas A,C e do complexo B.

O almeirão, conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, originária da Europa Mediterrânea. Em algumas regiões do Brasil, cresce naturalmente uma variedade chamada de almeirão do mato, muito apreciado por ter sabor menos amargo. O almeirão é uma Asteraceae, a mesma família da chicória, alface, dente-de-leão e serralha. Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro.

Quando for comprar almeirão escolha os maços com cuidado, sem amassá-los e sem rasgar as folhas. Deixe para comprar o almeirão por último, assim evita-se que as folhas sejam danificadas no fundo do carrinho pelas outras compras. As folhas devem estar verdes, firmes, sem sinais de murchamento e sem pontos escuros. Folhas com início de amarelecimento são velhas e não têm boa qualidade. Compre o almeirão na forma minimamente processada (ou seja, já lavado, picado e embalado) somente se o produto estiver sob refrigeração. Verifique o prazo de validade e coloque-o em geladeira logo ao chegar em casa com as compras. Os melhores preços são alcançados de julho a outubro.

O almeirão, como a maioria das hortaliças de folha, estraga-se rapidamente, murchando e amarelecendo depois de colhido. Por isto, compre somente o necessário para consumo imediato, e tenha sempre o produto fresco para consumo. O almeirão pode ser mantido por até três dias na geladeira. Lave e escorra bem a água das folhas e acondicione em saco de plástico próprio para alimentos ou em vasilha de plástico tampada. Em condição ambiente, as folhas devem ser mantidas com a parte de baixo numa vasilha com água, e em lugar fresco; mesmo assim a durabilidade será menor que um dia.

O almeirão pode substituir hortaliças como a couve, o espinafre e a chicória, no preparo de pratos quentes ou em saladas. As folhas inteiras ou rasgadas são refogadas em óleo de cozinha ou azeite, e temperadas com sal, alho e pimenta a gosto. Também pode ser preparado com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches.As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, picadas bem fininhas e temperadas a gosto. Neste caso, lave-as antes em água corrente, deixe-as de molho por 20 minutos em 1 litro de água filtrada misturada à uma colher (sopa) de água sanitária, em seguida enxágüe em água filtrada. No lugar da água sanitária, também pode-se usar produtos específicos para higienização de hortaliças, vendidos nos supermercados na forma de pastilhas. Neste caso, siga as instruções do fabricante contidas na embalagem do produto.

DICAS
- O almeirão é um ótimo acompanhamento para carne assada, lingüiça e aves;
- O almeirão roxo, raro no mercado das cidades grandes, é menos amargo que o almeirão verde e pode ser consumido cru em saladas ou refogado;
- Temperos que combinam; azeite, cebola, alho, pimenta, vinagre, limão, cheiro-verde.

Fonte: http://www.ufms.br/horta/hortalicas.htm

Mais informações em http://www.br.inter.net/especiais/exibe_noticia.php?id_noticia=130283 pra quem quiser.