sábado, 7 de fevereiro de 2009

Descobrir como funciona seu metabolismo é fundamental para emagrecer com sucesso

Publicada em 07/03/2008 às 20h02m

Maria Vianna, especial para O Globo Online

Foto: Arquivo O Globo

RIO - Se você experimenta todas as dietas da moda, se sente exausto depois das refeições ou investe em regimes 'de fome' e não perde nem meio quilo, está precisando rever seus conceitos. É o que sugere o médico Wilson Rondó, especialista em medicina preventiva pelo Robert W. Bradford Insitute, nos Estados Unidos. Ele acaba de lançar o livro "Emagreça e apareça - Descubra seu tipo metabólico" (Ed. Gaia), no qual ensina que emagrecer e viver com saúde depende apenas de um único fator: se alimentar de acordo com seu tipo metabólico. Em entrevista ao GLOBO ONLINE, Rondó explica os conceitos do seu plano de reeducação alimentar e dá dicas para quem quer emagrecer - e o melhor - manter o novo peso para sempre.

" Não existe uma dieta ideal para todos, mas com certeza existe um plano alimentar perfeito para você "

O que significa se alimentar de acordo com seu tipo metabólico?

Cada indivíduo é único e digere os alimentos de uma maneira específica. Ou seja, não existe uma dieta ideal para todos, mas com certeza existe um plano alimentar perfeito para você. Mas, para montá-lo, é importante descobrir quais os alimentos que seu corpo digere bem e quais podem fazer mal à saúde. No consultório e no livro, classifico as pessoas em três grupos metabólicos: aqueles que se sentem bem comendo mais proteínas, os que preferem os carboidratos, e os que podem comer os dois grupos sem se sentir mal (Clique aqui para descobrir o seu perfil e os alimentos que vão favorecer o seu emagrecimento). Algumas pessoas sabem o que devem ou não comer instintivamente. São aqueles que evitam carne porque se sentem 'pesados' ou não comem chocolate porque sentem dor de cabeça. Na verdade, esse é um instinto animal que o ser humano foi perdendo. Já viu um bicho comer algo que lhe faz mal?

Como descobrir o tipo metabólico?

No livro, há uma série de perguntas que ajudam a identificar o perfil de cada um. Mas também é possível perceber isso no dia a dia. Quem tem um perfil 'proteína' costuma ter um apetite forte, gosta de gordura e alimentos salgados e não emagrece facilmente com dietas de baixas calorias. Essas se dão melhor com dietas do tipo Atkins ou South Beach. Já o perfil 'carboidrato' gosta de doces, não costuma ter um apetite tão voraz (principalmente para pratos salgados) e costuma ter um nível de energia muito variável. Para eles, dietas recomendadas são as mais naturais ou até vegetarianas. O tipo 'misto', que é o mais comum, tem um apetite mais variável, uma vontade excessiva de comer carboidratos e costuma se sentir cansado, ansioso e nervoso com facilidade.

" Geralmente, os alimentos em que estamos viciados são os que mais nos fazem mal "

Quais os sinais mais comuns de que estamos comendo errado?

Os sintomas são simples e bem visíveis. Eles se manifestam como dor de cabeça, cansaço, má digestão, falta de vitalidade, sistema imunológico enfraquecido, acúmulo de peso e dificuldade de emagrecer. Não existe uma receita de bolo quando o assunto é dieta. Não adianta seguir regras do tipo 'comer carboidrato à noite engorda' ou 'não misture carboidratos com proteínas nas refeições'. Cada um deve buscar a sua dieta ideal. Comer por muito tempo um alimento que não combina com seu tipo metabólico pode gerar alergias alimentares e compulsões. E, geralmente, os alimentos em que estamos viciados são os que mais nos fazem mal.

Depois de descobrir seu tipo metabólico, o que a pessoa deve fazer para perder peso de forma saudável?

Não acredito na contagem de calorias. Recomendo que as pessoas controlem o tamanho das porções e privilegiem alimentos com índice glicêmico baixo. Alimentos com alto índice glicêmico, como balas, refrigerantes, frituras e aqueles feitos com farinha refinada, aumentam a produção de insulina rapidamente e estimulam o armazenamento de gordura, principalmente na barriga. Fazer exercício físico também é imprescindível, já que, além de queimar calorias, a atividade física melhora o humor, diminui a ansiedade e as compulsões e fortalece o corpo como um todo.


http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/03/07/descobrir_como_funciona_seu_metabolismo_fundamental_para_emagrecer_com_sucesso-426137792.asp

Um comentário:

Michelle Henrichs disse...

Esse post é interessante, é exatamente o q procurava. Sei q alguns alimentos não devo comer, inclusive dei uma lida em alguns textos da dieta do tipo sanguíneo e, descobri q o q sinto após ter comido muita carne é relativo ao meu sangue (A+), as pessoas com esse tipo sanguíneo tem a sensação de ter comido um "boi" mesmo comendo pouca carne.