segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"Pule para emagrecer, tornear as pernas e enrijecer o bumbum
Jump, step e corda são esperança contra a flacidez e a celulite"

Copiei do Minha Vida. No fim do artigo fiz meu comentário sobre o q já pratiquei.


Está com preguiça ou quer emagrecer? Então, pule. A receita é simples, mas dá resultado. Jump, step e corda são três exemplos de exercícios em que os saltos trazem muito resultado. "Eles trazem a melhora da capacidade cardiovascular e realizam um alto gasto calórico, além de serem muito divertidos", afirma a professora Milena Emídio, coordenadora da Triathon Academia. Aulas de ritmos variados, aerofight, circuito também possuem essas características e podem ser encaradas como opção para aqueles dias em que bater uma vontade de fugir da esteira.

A seguir, você conhece um pouco mais de cada um dos exercícios e pode começar já a praticá-los, preparando-se para pular ainda mais (de felicidade, desta vez).


Jump e step
O gasto calórico dos exercícios está relacionado com a condição física inicial do praticante, seu estado de saúde, alimentação e horas de sono. Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias.

Coordenação
Jump e step trabalham a coordenação motora. São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.

Pernas e bumbum
Se você quer tonificar os músculos inferiores, não perca as aulas de jump e step. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados. O melhor disso? Você nem percebe que está numa malhação intensa.

Tome cuidado
Se você tem alguma lesão nos joelhos, precisa fortalecer os músculos e as articulações antes de entra no ritmo. O treino de musculação é essencial para isso e também não deixe de se alongar bem antes de começar a pular. Na dúvida, fale com o professor antes de encarar.

Efeito colateral
Que tal praticar um exercício que tem, como bônus, a tonificação do abdômen? Se você gostou da idéia, então aproveite as aulas de jump e de step. Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores na aula de jump, portanto o trabalho em isometria é bastante intenso. Não há um trabalho específico de abdome, mas a musculatura é solicitada , afirma a professora Milena Emídio.

Turma de amigos
Além de melhorar o condicionamento, as aulas de jump e step melhoram muito a sua auto-estima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável , diz a professora da Triathon Academia

Dores após as aulas
Os músculos ficam doloridos em função de micro-lesões que ocorrem durante o exercício. Musculatura não adaptada para aquele tipo de treino, número alto de repetições e sobrecarga local são as principais causas. O problema some, em média, após três semanas de prática regular. O importante é não interromper as atividades.

Respiração
Na medida em que o tempo de aula e a intensidade dos exercícios vão aumentando, a respiração dos alunos torna-se mais intensa e mais rápida, o corpo exige maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante uma aula de jump coordena a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo do exercício. Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução do exercício, a respiração é mais torácica do que abdominal, segundo a professora.

Mudança de nível
O que muda nas aulas de step, de um nível mais básico para um mais avançado, é o grau de complexidade de coreografia: a combinação de movimentos de braços e pernas, giros e deslocamentos laterais. O tempo de aula também cresce, ultrapassando os 30 minutos.

Drenagem linfática
Pular na cama elástica das aulas de jump vale uma massagem, de acordo com a professora. Há benefícios para o tratamento de celulite e também diminuição do inchaço.os resultados surgem após o terceiro mês de aula.

Step, jump e musculação
Quem faz step em um dia pode fazer musculação no dia seguinte. As aulas oferecem melhora da capacidade cardiovascular e muita resistência de membros inferiores. Já a musculação é benéfica para fortalecer os grupos que serão bastante solicitados nas aulas


Corda

Queima de calorias
Pense nela como sua companheira para emagrecer. Uma média de 60 minutos de treinamento de corda chega a derreter 800 calorias. Os atletas de boxe pensam nela para o aquecimento, inclusive, por causa do aquecimento cardiovascular e muscular de todo o corpo que os pulos oferecem. O ideal é praticar de duas a três vezes por semana.

Benefícios
Há condicionamento cardiovascular, além de tonificação dos membros inferiores, (panturrilha, glúteo e pernas) e do abdômen.

Para ficar mais difícil
Se você for um atleta e usa a corda como um meio de melhorar sua resistência, é possível pegar mais pesado. Basta aumentar a velocidade de execução, o número de giros em menos tempo, pular mais e aumentar o tempo de treino. Mas é importante lembrar que o exercício tem impacto, exige condição física adequada, com bom preparo dos de membros inferiores.

Excesso de peso
Se você precisa emagrecer, é melhor evitar a corda. Isso porque o impacto dos pulos pode prejudicar joelhos, tornozelos e coluna. Depois de perder uns quilos, no entanto, lembre-se dela como opção para enxugar o que falta.

Copiei do Minha Vida.

Particularmente, já fiz jump e step.

O jump é maravilhoso. Acho q a quantidade de endorfina q produz é megamonstro, pq a sensação de prazer é imensa, sem exagero. Claro, depois q se perde o medo inicial de cair da "caminha elástica", como diz o meu filho. ;)

O step não me deu tanto prazer. Na realidade, não me deu prazer nenhum, pq minha coordenação motora é ínfima e eu ficava tão preocupada pra não trocar os pés, pra não tomar um lindo estabaco e não pagar um megamico, q nem dava pra curtir. Nunca fui boa em coreografias, desde a adolescência...

Graças a esta básica falta de coordenação motora, nunca consegui pular corda direito. Acho q deve ser bem legal e prazeroso tb.

Mas prazer, prazer mesmo, eu sinto é com o spinning. Prazer e emagrecimento a olho nu. ;) Outra hora eu posto alguma matéria legal falando sobre.

Preciso colocar tb uns artigos muito interessantes q achei sobre os chás verde + vermelho + branco. Depois venho com mais calma!!!

E vc, me diga, já praticou alguma dessas atividades? Outra? Qual? O q vc recomenda? Ah, comenta aí!!!!

Beijoca!

11 comentários:

Ana Paula disse...

Olá!!! Então, eu tentei fazer por varias vezes jump mas sinto me muito cansada e perco o resto do dia, fora q durante a aula vai caindo o meu rendimento q fico até com dor de cabeça antes de acabar a aula e bosejo toda hora!!!O q será q acontece comigo???Ana Paula.

Anônimo disse...

Genta quem puder combinar gisnática no caso do Jump com uma alimentação adequada e balanceada é e musculação, não irá se arrepender. São a combinação perfeita para quem quer ter um corpo legal. Pratiquem atividade fisica, faz bem pra sua vida, para sua alto estima. Josy

Anônimo disse...

Pulo corda há uns 3 meses, em torno de 5 min, 3 vezes por semana, mas, estou aumentando o ritmo. Minha precocupação coma corda é : causa flacidez no rosto ou nas pernas com o tempo????? gostaria que alguém que soubesse desse assunto falasse a respeito. Obrigada!

caroliana pinda disse...

eu estou fazendo jump gnte e uma coisa de louco maravilhoso vc cansa sabe mais uma canseira tao boa meu dia e tao corrido que quando vou a aula e acho que nao vou aguentar digo p mim mesma esse e um momento seu e unicoe ai rspiro fundo e mando brasa ...

My Best World disse...

eu fiz academia por seis meses e pude ver como o jump e o step sao maravilhosos!!! No começo eu tinha dificuldade para acompanhar o ritmo acelerado da professora mais depois eu me acostumei e mandei ver no pula-pula! Eu adorei o resultado, que além de me deixar saudável fisicamente me deixou mais feliz e mais disposta para a correria do dia a dia... Eu recomendo tanto o jump como o step! A corda também é muito boa pra perder peso mas nao é tao divertida quanto o jump e o step!!!

Lidy Pereira disse...

Oi ..
Eu ja faço spining .. queria saber se posso fazer o jump tambem ... mais sem ter q parar o spining ..
Adoraria receber a resposta!!
Email: li.diane.pereira@hotmail.com

Bjokas

Leticia disse...

Oiê Meu nome é leticia faço jump, gap e abdominal e não gosto de fazer musculação nem estira sera que é ´por isso que eu não consigo emagrecer?

e-mail:leticia.amexa@hotmail.com

Bjs!!

Tuanne disse...

Ah eu já fiz todos os 3.. Mais o que menos me identifiquei foi o Step.. ele me cansou muito.. Agora corda, Jump, musculação eu simplesmente amo..
Logico que tem de ser combinado a um boa alimentação!!

beijos

Cibele Oliveira disse...

Oi pessoas, adorei o tema!
Comecei a praticar jump faz uns dois meses comprei uma cama elástica e pratico em casa (alternando com academia), e confesso que na primeira semana quase desisti, pois exige bastante folego e força de vontade, como em qualquer atividade aeróbica, mas resumindo depois de algumas semanas vc já consegue perceber resultados, bumbum mais durinho rs, disposição no dia-a-dia, sem contar a celulite que é visivelmente atenuada, não vejo a hora da minha sumir de vez!!! Adoro e recomendo...
Bjos.

Anônimo disse...

ola adooooooooooooooooro jump e tb pratico aeromix que é um mix de solo, step e jump é muito prazeroso alem de perder aqueles quilinhos a mais recomendo

Anônimo disse...

estou fzendo jump e step em uma semana ja senti resultados incriveis,faço musculação.to perdendo muito peso indico pra todo mundo fazer é muito bom