sábado, 31 de janeiro de 2009

Manter um diário alimentar ajuda a emagrecer

Publicada no O GLOBO online em 08/07/2008 às 12h12m Reuters

WASHINGTON - Colocar no papel todos os alimentos consumidos diariamente é uma ferramenta poderosa para quem quer perder peso, indica estudo americano feito com 1.685 homens e mulheres de meia-idade. Os participantes que fizeram um diário alimentar durante seis meses perderam duas vezes mais peso do que aqueles que não tinham o hábito de anotar o que comiam.

O resultado da pesquisa reforça estudos anteriores que já apontavam a importância de um diário alimentar durante um programa de emagrecimento e na manutenção do novo peso.

- Anotar todas as calorias consumidas em um dia é uma técnica poderosa. No estudo, os participantes conseguiram perceber de onde vinham as calorias extras que dificultavam seu emagrecimento e perceberam com mais facilidade o que mudar para deixar a dieta mais eficiente - explica o coordenador do estudo Victor Stevens, da Kaiser Permanente's Center for Health Research em Portland, nos Estados Unidos.

" Os participantes conseguiram perceber de onde vinham as calorias extras que dificultavam seu emagrecimento "

A técnica, segundo Stevens, também faz as pessoas terem mais consciência de suas escolhas alimentares.

O estudo foi feito em quatro cidades americanas: Portland, Baltimore, Durham e Baton Rouge. Os participantes perderam, em média, seis quilos ao longo do processo. Os que anotaram as calorias consumidas perderam cerca de oito quilos, enquanto os que não fizeram um diário emagreceram apenas quatro. Além de anotarem o que comiam, os participantes também adotaram um programa alimentar rico em frutas, verduras e grãos integrais e fizeram 180 minutos de caminhada por semana.

- Manter o diário não tem que ser uma coisa formal. O simples ato de escrever o que você como num post-it ou enviar um e-mail para si mesmo com o que se come a cada refeição já é suficiente - diz Keith Bachman, um dos co-autores.

A dentista niteroiense Luciana Carvalho confirma a eficiência do diário, mas alerta: a estratégia pode virar mania:

- Chegou uma hora em que eu me via anotando as duas calorias de uma balinha light.

Ela faz outra recomendação.

- Não adianta tentar descontar os excessos de um dia no seguinte. O importante é você usar o diário para equilibrar sua dieta - diz ela, que perdeu três quilos e vem mantentedo o peso com a ajuda da listinha.

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/07/08/manter_um_diario_alimentar_ajuda_emagrecer-547142775.asp

Um comentário:

Vinicius Fernandes disse...

Ola, meu nome é Vinicius Fernandes e criei o programa Perder Peso Sem Fome.

Onde você encontrará RECEITAS DE BAIXA CALORIA, EXERCICIOS QUE PODE FAZER EM CASA ( TANTO PARA PERDER PESO QUANTO PARA CELULITE) COMO ENTRAR NA MENTALIDADE CERTA, E MAIS...

Para acessalo entre no site: http://perderpesosemfome.hd1.com.br/