sábado, 31 de janeiro de 2009

Manter um diário alimentar ajuda a emagrecer

Publicada no O GLOBO online em 08/07/2008 às 12h12m Reuters

WASHINGTON - Colocar no papel todos os alimentos consumidos diariamente é uma ferramenta poderosa para quem quer perder peso, indica estudo americano feito com 1.685 homens e mulheres de meia-idade. Os participantes que fizeram um diário alimentar durante seis meses perderam duas vezes mais peso do que aqueles que não tinham o hábito de anotar o que comiam.

O resultado da pesquisa reforça estudos anteriores que já apontavam a importância de um diário alimentar durante um programa de emagrecimento e na manutenção do novo peso.

- Anotar todas as calorias consumidas em um dia é uma técnica poderosa. No estudo, os participantes conseguiram perceber de onde vinham as calorias extras que dificultavam seu emagrecimento e perceberam com mais facilidade o que mudar para deixar a dieta mais eficiente - explica o coordenador do estudo Victor Stevens, da Kaiser Permanente's Center for Health Research em Portland, nos Estados Unidos.

" Os participantes conseguiram perceber de onde vinham as calorias extras que dificultavam seu emagrecimento "

A técnica, segundo Stevens, também faz as pessoas terem mais consciência de suas escolhas alimentares.

O estudo foi feito em quatro cidades americanas: Portland, Baltimore, Durham e Baton Rouge. Os participantes perderam, em média, seis quilos ao longo do processo. Os que anotaram as calorias consumidas perderam cerca de oito quilos, enquanto os que não fizeram um diário emagreceram apenas quatro. Além de anotarem o que comiam, os participantes também adotaram um programa alimentar rico em frutas, verduras e grãos integrais e fizeram 180 minutos de caminhada por semana.

- Manter o diário não tem que ser uma coisa formal. O simples ato de escrever o que você como num post-it ou enviar um e-mail para si mesmo com o que se come a cada refeição já é suficiente - diz Keith Bachman, um dos co-autores.

A dentista niteroiense Luciana Carvalho confirma a eficiência do diário, mas alerta: a estratégia pode virar mania:

- Chegou uma hora em que eu me via anotando as duas calorias de uma balinha light.

Ela faz outra recomendação.

- Não adianta tentar descontar os excessos de um dia no seguinte. O importante é você usar o diário para equilibrar sua dieta - diz ela, que perdeu três quilos e vem mantentedo o peso com a ajuda da listinha.

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/07/08/manter_um_diario_alimentar_ajuda_emagrecer-547142775.asp

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Delícias da magritude

Meu filhote mais velho é magrinho e comprido, com aquela barriguinha básica de "peixinho de vala", característica de crianças magricelas q comem muito. Ele tá dentro da faixa de desenvolvimento normal, apesar de ser um pouco mais alto q a média da idade dele.

Mas é magricela. Tanto q a única calça jeans q ele tem é a mesma q eu comprei antes dele completar 1 ano, cujo tamanho é 1 ano mesmo, mas q cabe nele até hj, faltando 3 meses pra completar 4 anos.

No domingo, o marido ficou com o filhote em casa enquanto eu saí. Ao tirar o pequeno apagado de dentro do carro, após me buscarem, qual não foi a minha surpresa: maridão pegou a calça jeans do bebê, tamanho P, e colocou no filhote, pensando q era um shortinho. E DEU!!!! A calça do BEBÊ coube no moleque q vai fazer 4 anos!!!!

Cara, q inveja absurda!!!! Meus pais sempre tiveram q comprar roupas cujos tamanhos eram pra idade muito maior q a minha qdo eu era criança, sempre.

Viva a magritude do filhote!!!! :D

Beijoca!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Comer mais no café da manhã ajuda a emagrecer, diz estudo

Plantão | Publicada em 18/06/2008 às 10h29m

O café da manhã pode ser realmente a principal refeição do dia para aqueles que estão tentando perder peso, segundo um estudo apresentado nesta semana no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em San Francisco.

O estudo, conduzido por uma pesquisadora do Hospital de Clínicas de Caracas, na Venezuela, em parceria com a Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, demonstrou que mulheres obesas que comeram metade de suas calorias diárias logo de manhã por vários meses acabaram emagrecendo mais do que aquelas que comeram menos no café da manhã.

A pesquisadora Daniela Jakubowicz, do Hospital de Clínicas de Caracas, disse aos presentes no encontro de San Francisco que comer pouco no café da manhã pode fazer com que a pessoa sinta necessidade de comer mais durante o dia.

Em um estudo com 94 mulheres obesas e pouco ativas, Jakubowicz comparou os resultados alcançados com uma dieta que incluía café da manhã reforçado com os verificados em uma dieta pobre em carboidratos.

A dieta pobre em carboidratos continha 1.085 calorias por dia - a maioria vinda de proteínas e gorduras. Nessa dieta, o café da manhã era a menor refeição do dia - 290 calorias, com apenas sete gramas de carboidratos.

Já a dieta com o café da manhã reforçado tinha mais calorias - 1.240 - com uma proporção menor de gordura e maior de carboidratos e proteínas. Nessa dieta, o café da manhã tinha 610 calorias, enquanto o almoço tinha 395 e o jantar, 235.

Quatro meses depois, as que estavam na dieta baixa em carboidratos pareciam estar perdendo mais peso do que as outras.

No entanto, oito meses depois, no final do estudo, a situação se reverteu, com aquelas na dieta baixa em carboidrato voltando a engordar, enquanto as que comiam a dieta com um café da manhã reforçado continuavam a perder peso.

Ao final, as que comeram a dieta com um café da manhã rico perderam 21,3% de seu peso, enquanto as outras, apenas 4,5%.

Mais saudável ou mais interessante?

De acordo com Jakubowicz, um café da manhã mais rico é mais eficiente em ajudar a perder peso, porque faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e saudáveis durante o dia, já que inclui mais fibras e frutas.

Alex Johnstone, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Rowett, em Aberdeen, disse que outros estudos têm mostrado que dietas baixas em carboidrato podem ser uma "boa ferramenta" para reduzir o peso rapidamente, mas não servem "para a vida toda".

Para ela, o fato de as mulheres nessa dieta terem voltado a engordar na pesquisa pode ser explicado pela monotonia do regime.

"Pode ser que seja simplesmente mais fácil para pessoas que comem uma dieta rica em carboidratos seguir o regime por mais tempo", ela afirmou.

Já uma porta-voz da Fundação Britânica de Nutrição disse que há evidências de que um bom café da manhã pode ajudar quem quer perder peso.

"Isso é provavelmente porque quando não comemos um bom café da manhã temos mais chances de ficar com fome antes do almoço e comer alimentos açucarados e gordurosos, como biscoitos ou bolos", ela disse.

Achei aqui, ó: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/06/18/comer_mais_no_cafe_da_manha_ajuda_emagrecer_diz_estudo-546853446.asp



Voltando...

Eu não postava aqui desde fevereiro de 2007.

Resolvi importar (!!!) os posts sobre emagrecimento de um outro blog meu, já q o Blogger agora oferece essa maravilhosa ferramenta e reativar esse blog aqui. Penso q faz mais sentido concentrar num lugar só toda minha "saga" escrita sobre meu emagrecimento.

Aos pouquinhos, quero colocar coisas legais aqui sobre emagrecimento e falar um pouco mais sobre o momento emagrecente q venho vivendo.

Só pra atualizar: em outubro de 2008 tive meu 2º filho, em casa, com minha enfermeira obstetra mais amada do mundo, do jeito q sempre quis. Essa experiência me trouxe muita força, muita garra e muita disposição, me fez ver q eu realmente sou capaz de tudo q eu quiser. Meu marido diz q foi minha ressurreição como mulher. Faz algum sentido.

Então, hj, estou aqui de volta ao blog, na minha eterna luta contra a obesidade.

Meus aliados:

- A comunidade Diário de Dietas, no Orkut, e todas as amigas-companheiras q lá encontrei;
- Reeducação alimentar;
- Academia 3 x por semana;
- A M A M E N T A Ç Ã O E X C L U S I V A, até abril/ 2009;
- Apoio, muuuuuuuito apoio do meu marido!!!!

Meu peso HOJE: 84,4 kg.

Beijocas!!!!