segunda-feira, 15 de julho de 2013

Como eu cheguei na cirurgia bariátrica

Primeiro de tudo, meu IMC estava acima de 40. Essa é a primeira condição: IMC acima de 40 OU acima de 35 com comorbidades, tipo hipertensão e diabetes.

Depois disso, fui a uma endocrinologista. Expliquei q luto contra a obesidade desde a 1ª infância, sempre sem sucesso, ou conseguindo emagrecer bastante, mas tendo um grande reganho de peso ao fim das dietas. Nesse momento, finalzinho de janeiro/2012, eu pesava 102 kg com 1,59 de altura.

A endocrinologista me deu um laudo médico indicando a cirurgia bariátrica. Eu peguei esse laudo e enviei à AMIL por email.

A Amil mandou meu laudo pra análise médica e eles marcaram uma consulta pra mim num centro médico deles com a enfermeira responsável pelo programa de emagrecimento da AMIL; a enfermeira me encaminhou à uma médica perita. Eu tenho toda documentação, exames, várias coisas q comprovam q eu luto contra isso desde sempre e q já tentei de todas as formas, inclusive pelo próprio plano de saúde.

A perita disse que minha indicação era clara, mandou aguardar e depois de uns 10 dias liguei pra AMIL e descobri que a minha cirurgia tinha sido aprovada. Eles me encaminharam pro meu cirurgião. Era 12 de fevereiro, mas só consegui marcar a consulta com o Dr Luiz Alfredo (LA) para o dia 03/05/2012.

Entre fevereiro e a consulta em maio, eu comi q nem uma vaca. Cheguei na consulta com 107 kg +-. Ele me encaminhou aos outros médicos da equipe: Clínico Geral, Psicóloga e Nutricionista. Só consegui marcar essas consultas para o início de agosto. Por algumas desistências, acabei sendo atendida na 2ª quinzena de julho/2012. Muitos exames que o clínico pediu, eu já tinha levado. Já tinha feito a endoscopia e tratado o H. pilori.

Já tinha feito meu tratamento dentário e (eu e meus 109 kg) chegamos lá na nutricionista com o laudo de mastigação correta. Ela entrega uma lista de coisas que precisam ser modificadas para a cirurgia, marcando uma nova consulta pra depois de um tempo; como eu já fazia quase tudo q tinha na listagem, já tava com o laudo de mastigação e os exames feitos, ela deu minha carta de liberação pra cirurgia logo de primeira.

Na psicóloga, acho q acabou ajudando o fato de eu já fazer terapia desde novembro/2010. Conversamos bastante, retornei em nova consulta com o marido e tb recebi a liberação dela.

Voltei ao clínico com os exames q faltavam no dia 04/09/2013. Tudo ok. E ele tb me deu o atestado de liberação. Entreguei as autorizações dos 3 - clínico, nutricionista e psicóloga - no consultório do cirurgião no mesmo dia 04/09. Na semana seguinte fui informada de que minha cirurgia estava marcada pra 30/01/2013.

Entre setembro e o natal, acho q engordei mais uns 5 ou 6 kgs. Mas se vc engorda, não pode operar. Tem mais uma consulta com o clínico e a nutri às vésperas da cirurgia, onde vc pode ser embarreirado pq aumentou muito o peso. O ideal mesmo é emagrecer ainda antes da operação.

Depois do natal entrei na dieta, cortei açúcar e emagreci aquele peso ganho. Fui pra consulta pré-operatória com os mesmos 109 kg da 1ª consulta com ela. Ufa!

No meio do caminho tem as reuniões mensais promovidas pela equipe do meu cirurgião, com os operados contando aos candidatos à cirurgia as suas experiências. Acabei me apegando ao grupo e às amigas queridas q fiz por lá.

Operei no dia 30/01/2013, aos 109 kg. Hoje, 5 meses e meio depois, já eliminei 34 kg.

Vida nova!

37 comentários:

TANIA ATHAYDE SANTOS SILVA disse...

Oi, quem é a sua endocrinologista?

Cristiane disse...

oi boa tarde, estou afim de fazer a cirurgia pois estou muito acima do meu peso e já não mim sinto bem, toda vez que vou comprar uma roupa nunca tem a meu número.
fico muito triste e choro ai meu refugio é comer e comer.

ALINE NEVES disse...

A Amil cobriu tudo. Ou vc teve que reembolsar alguma porcentagem?

Cyça disse...

Oi, Tania, não tenho uma endocrinologista que frequento. Fui nessa q me encaminhou pra cirurgia, e hoje faço acompanhamento com Hematologista.

Cyça disse...

Oi, Cristiane,

Tenha muita certeza do que deseja. A vida pós-cirurgia é maravilhosa, mas nada fácil. Pesquise, estude, procure médicos e veja se é o melhor pra vc.

E boa sorte em busca da qualidade de vida e elevação da auto-estima!!!!

:-*

Cyça disse...

Oi, Aline.

A Amil cobriu tudo. Até o anestesista, eu paguei e recebi reembolso 100% integral.

Hoje a cirurgia bariátrica, inclusive por videolaparoscopia, tem q ser coberta por todos os planos que cobrem procedimentos cirúrgicos, segundo o novo rol da ANS.

Boa sorte!!!

Sandra Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Amorim disse...

A Amil não me da nenhuma orientação de como começar todo procedimento para a bariatrica e só o que sei que elas liberam somente para dois médicos entre eles e DR. Luis Alfredo, dizem que é super difícil entrar pro programa e blá, blá, blá... Só sei do que dizem pq a Amil não me diz nada, fiquei surpresa de vc e outros estarem elogiando o plano eu vou ter que pagar cerca de doze mil caso não consiga entrar neste programa ou marcar uma consulta com o DR. Luiz Alfredo que nem sei onde fica seu consultório. Pode me dar uma luz sobre como começar esse processo? Obrigada.

Cyça disse...

Sandra, vá a algum médico que ateste que vc precisa da cirurgia. Este médico vai fazer uma carta, um laudo, dizendo o porque dele indicar a cirurgia. Aí vc vai digitalizar este documento, entrar em contato com o 3311-1000 (acho q é esse o numero do teleatendimento) e vai dizer q recebeu a indicação e quer saber pra onde envia. Aí começa o seu processo. A Amil vai te direcionar pro programa de obesidade, vc vai ter alguma consulta em um dos centros médicos deles.

Quando a gente quer operar, parece q tudo demora e a gente quer q ande o mais rápido possível. Tenha calma. Como eu já operei, parece fácil dizer, mas te garanto q cada minuto de espera é importante para te preparar pra cirurgia.

O processo é lento, pode levar até 1 ano entre a entrega da carta e conclusão da cirurgia. Tenha calma e use o tempo a seu favor. Essa é a hora de se treinar com relação à ansiedade e compulsão. A gente opera o estômago, não a cabeça. E a gente sempre, a vida toda, cuidou da ansiedade comendo. Se esse não é o seu caso, vc é uma em um milhão! :) Mas se for, aprenda agora a tratar essa ansiedade. Depois q operar vc vai entender o q estou dizendo. Até lá, apenas lembre-se: vc precisa controlar sua ansiedade. :D

Boa sorte!

Unknown disse...

Olá Cyça, eu consegui marcar uma consulta com o Dr.LA,para julho.
Você poderia me passar os contatos dos médicos da equipe que o doutor te enviou, eu gostaria de tentar adiantar o máximo que eu conseguir para a minha cirurgia.
Se for possível, vou te agradecer muito.
Que você eliminar todo peso que deseja.
Obrigada pela a sua postagem!

Mara

Natalia disse...

Olá! Me fala qual a médica que te indicou? Eu tbm tenho o IMC 40. Preciso muito!! Já emagreci, engordei! Sempre a mesma história!!!! É muito triste!!!
Me ajude por favor!

Meu email inoyy@hotmail.com

Tbm tenho AMil,

Obrigado!

Unknown disse...

Olá!
Fui a endocrinologista e ela me deu um laudo, tenho imc 37 e hernia de disco e tentei vários tratamentos para emagrecer sem sucesso, ela colocou tudo isso no laudo, mas não escreveu explicitamente que indicava a bariátrica. acha que ela precisava ter especificado? estou com medo de não conseguir a cirurgia por isso.

meu email: alexia_ciriaco@outlook.com

obrigada, bjss

Anônimo disse...

A amil tem um programa de emagrecimento. E lá voce passa com nutricionista, endocrinologista, e psicólogo. As consultas vão intercalando , na consulta com a médica ela vai pedir vários exames e voce conversa sobre o interesse pela cirurgia. Se for o seu caso, eles vão te encaminhar

carol disse...

Boa tarde, eu liguei na Amil e eles me informaram 3 lugares onde começar o processo pra cirurgia bariátrica, Obesimed, VivaAmil ou Torres e Azevedo, procurei torres e Azevedo pela proximidade do meu serviço, fui atendida pelo Dr Guilherme Torres, quee passou todos os exames e me pediu avaliação, endroquina, nutricional, cardíaca e psicológica e só depois retornasse pra ele, fiz tudo que me pediu, e depois de quase 3 meses retornei com o médico, ele olhou meus exames, as avaliações médica, e disse que ia fzr o pedido cirúrgico pra Amil, mas já foi me dando um banho de água gelada, disse que a Amil esta muito difícil de liberar a cirurgia bariátrica, e que ia fzr o pedido mas quando ia liberar ele não fazia ideia, disse que qualquer coisa me ligava, tenho colegas no serviço que fez a cirurgia bariátrica e os planos liberou a cirurgia em 3 a 5 dias, e o médico me dizendo que não fazia ideia se ia liberar ou quando me deixou muito decepcionada.

carol disse...

É muito burocrático e desanimador pelo que estou vendo, estou com gordura no figado, hipertensão,pré diabética, colesterol e triglicerídeos alto, inflamações nos joelhos uma faceite de plantar que esta me matando, estou com IMC de 39,4 mais um quilo e meio entro no quadro de obesidade mórbida, o pior pra mim foi ficar indo fzr desenhos no psicológo por 9 semanas, sem ter o que dizer da minha vd, que é trabalho e casa, acho que acompanhamento psicológico é pra quem tem problemas e aflições, o meu problema é dor!!! Mesmo estando com os 4 laudos favorevel pra fzr a cirurgia o médico dizer, não sei se vc vai conseguir ou quando vai, é de entristecer, a Obesimed é boa tbm mas já me informei que o tratamento lá vai de 6 meses a 1 ano que antes disso não faz a cirurgia, e que é raro liberar com 6 meses, meu plano é empresarial e como anda hj o mercado de trabalho e como vem tendo corte no serviço, o meu medo é perder o emprego e não consegui a cirurgia depois de todo o processo.

carol disse...

É muito burocrático e desanimador pelo que estou vendo, estou com gordura no figado, hipertensão,pré diabética, colesterol e triglicerídeos alto, inflamações nos joelhos uma faceite de plantar que esta me matando, estou com IMC de 39,4 mais um quilo e meio entro no quadro de obesidade mórbida, o pior pra mim foi ficar indo fzr desenhos no psicológo por 9 semanas, sem ter o que dizer da minha vd, que é trabalho e casa, acho que acompanhamento psicológico é pra quem tem problemas e aflições, o meu problema é dor!!! Mesmo estando com os 4 laudos favorevel pra fzr a cirurgia o médico dizer, não sei se vc vai conseguir ou quando vai, é de entristecer, a Obesimed é boa tbm mas já me informei que o tratamento lá vai de 6 meses a 1 ano que antes disso não faz a cirurgia, e que é raro liberar com 6 meses, meu plano é empresarial e como anda hj o mercado de trabalho e como vem tendo corte no serviço, o meu medo é perder o emprego e não consegui a cirurgia depois de todo o processo.

carol disse...

Ligue no 3003-1333 no VivaAmil eles vão marcar a primeira reunião e dai começa todo o processo, se não quiser fazer com a VivaAmil pode fzr o acompanhamento pela obesimed,3846-4112 mas é o mesmo processo o negócio é ter paciência, o que eu não tenho.

carol disse...

Ligue no 3003-1333 no VivaAmil eles vão marcar a primeira reunião e dai começa todo o processo, se não quiser fazer com a VivaAmil pode fzr o acompanhamento pela obesimed,3846-4112 mas é o mesmo processo o negócio é ter paciência, o que eu não tenho.

Nanda Bsb disse...

Oi. Quanto tempo vc tinha de plano???

Nanda Bsb disse...

Oi. Quanto tempo vc tinha de plano???

Unknown disse...

Boa tarde
Meu IMC está em 46.
quero fazer a cirurgia o mais rapiodo possivel
Meu plano é AMIL nacional
Sabe me dizer se consigo rapido?
Tem mais dicas pra me passar?
Meu nome é JAIR

Unknown disse...

tenho apenas dez meses de plano. isso é impedimento?
Mas eu migrei de um plano anterior para ele, pedindo quebra de carencia, ha quase um ano atras

Anônimo disse...

Olha, antes de mais nada, parabéns pra você, pois só em ler a sua narrativa eu já emagreci. Uma luta par conseguir essa cirurgia.

barbie disse...

Alguém pode passar o telefone do doutor Luis alfredo

Cyça disse...

Olá, Jair!

Seu caso parece clássico de indicação para a cirurgia bariátrica, mas este não é um processo rápido, de modo geral. Há uma série de passos a serem dados e o princípio e obter o laude de algum médico que recomende a cirurgia para você. Apesar de parecer ter a indicação, existem patologias que impedem a realização da bariátrica. Converse com seu médico. Boa sorte!

Cyça disse...

Olá, barbie!


Os contatos do Dr Luiz Alfredo podem ser obtidos através do portal dele:


http://www.nucleoluizdalmeida.com.br/


Lá tem tudo que você precisa saber.


Boa sorte!

Cyça disse...

Olá,

O tempo necessário para que cada plano libere é regulado pela ANS. A cirurgia bariátrica tem cobertura obrigatória, mas o tempo depende de cada pessoa, de acordo com seu contrato com o plano de saúde. Normalmente, planos empresariais não possuem carência; planos de pessoa física possuem 2 anos de pré-existência/ carência. Aí tem que verificar com sua operadora de saúde.

Nanda disse...

Parabéns pra você, adorei o seu blog

Unknown disse...

olá,nesses últimos dias ando pesquisando muito sobre bariatria que tenho 94 kl e 1,64 de altura;fui ao cirurgião e sem enrolação já me deu os exames para fazer e quais pareceres eu vou providenciar;tenho artrite reumatoide e artrose.ele me falou q o plano ja cobre minha bariatrica. O problema é que acho que a endrocrino e a nutricionista não vai querer dar o parecer. se todas minhas amigas diz que não precisa, que só uma dieta resolve, então acho q elas não vao autorizar.Só quem sabe a dificuldade de emagrecer somos nós

Cyça disse...

Olá, Cláudia Regina! Quem diz que só uma dieta resolve não sabe a luta do obeso para emagrecer. Nós mesmos temos dificuldade de reconhecer que obesidade é uma DOENÇA e que precisa ser tratada como tal. Vc já recebeu o encaminhamento do cirurgião, ou seja, ele é o cara que faz o procedimento e sabe se a pessoa PRECISA ou não. E ele disse que precisa. ENTÃO, a endocrinologista e a nutricionista vão apenas ACOMPANHAR o processo. O ok já foi dado!!!! Agora a luta é burocrática. Leva um tempo até liberar, até passar por todo o processo, até operar. Mas esse tempo é necessário. Aproveite para amadurecer. Agora, de tudo que posso dizer e recomendar, o mais importante é: FAÇA TERAPIA, PROCURE UM PSICÓLOGO. A cirurgia bariátrica de nada vai servir se vc não tratar sua cabeça e seu coração. Nunca esqueça disso. E MUITA sorte pra vc! <3 Bjk!

Aline - Nutrição disse...

Cyça você tem razão, as vezes dieta não é suficiente. Existem vários fatores que causam o ganho de peso, genéticos, doenças, nem sempre é culpa da pessoa comer demais. A cirurgia bariátrica ajuda nesses casos, e melhora o estilo de vida!

Fabíola Amaral cavalcante disse...

boa tarde meu nome é Fabíola é o meu plano da Amil é empresarial.necessito emagrecer faço dieta e não consigo continuar com a dieta estou com 110 kilos. fui em uma clínica em Niterói pela Amil e a cirurgia fica em 10 mil não tenho condições financeiras para pagar. preciso saber como funciona o programa que a amil tem

Fabíola Amaral cavalcante disse...

tenho ernia de disco meus dois joelhos estão falhando vou ter que operar coluna estou pré diabética to com gordura no fígado.

Unknown disse...

Caramba o meu problema é quase igual ao seu estou com heneas de disco na cervical, pressão arterial Alta e diabética,estou com todos os meus laudos em mão ja foi marcado a Consulta com a cirurgiã chefe agora vamos ver o tempo que cai dá a consulta está marcada pra dia 23 de julho 2018,quero ver o tanto que isso vai da não aquento mais de deres.

Unknown disse...

Ola vc comseguiu fazer a cirurgia

Unknown disse...

Boa noite!onde vc fez a sua cirurgia bariátrica,eu quero muito fazer mais não sei onde faz esse procedimento pela Amil

Anônimo disse...

Só a Amil pelo jeito é assim,eles encaminham p essa boas vindas emagrecimento não pode marcar direto com o cirurgião,gostaria de saber se por esse programa eles encaminham p cirurgia por favor