quarta-feira, 31 de julho de 2013

6 meses de cirurgia bariátrica

30/07/2013. Hoje eu completo 6 meses de cirurgia. 6 meses de vida nova. Já eliminei 37 kg. 

Hoje, aos 35 anos, peso 72 kg, 6 a menos que eu pesava aos 11 anos de idade. 

Hoje eu tenho certeza, cada vez mais, que a cirurgia é só a cerejinha do bolo. Que se eu nunca tive disciplina antes na minha vida, como é q eu posso me iludir achando q a diminuição do estômago vai me dar uma dose extra de disciplina?

Sigo as regras no geral, mantenho a linha, mas no rebuliço da vida, no corre-corre do dia-a-dia, nos estresses e na tpm, eu quero é mesmo um docinho e Elma Chipps. Não, eu não passo mal com doce. Mesmo não comendo mais uma caixa de bombom, eu como um, dois. Hoje, amanhã, ontem, anteontem. E a tal da frequência é q assusta. Junto com a tolerância. O q assusta é comer besteira e ainda assim emagrecer. 

Pq eu tou contando isso? Pq eu acreditei, lá atrás, que a cirurgia seria o suficiente pra me dar disciplina. Acreditei que o fato de eu fazer terapia desde 2010 seria suficiente pra me deixar de bem com minha cabeça. Acreditei que a limitação de espaço ia me fazer não comer besteira. 

Não, eu não vou surtar. Me permiti introduzir doces e gordices de vez em quando pq meu desempenho emagrecedor realmente foi/ está muito bom. Esse é o momento em que você para, olha e volta a vigiar: aquela hora da gorda q emagreceu e acha q pode comer de tudo q nunca vai voltar a engordar. Mas q engordou tudo de novo, 20, 30 kg, lá atrás há muitos anos qdo pensou que tava curada da obesidade. 

Consigo olhar pra mim e me enxergar de verdade hoje. E as gordices não são auto-boicote, imaturidade, teste. Nada disso. É só vida comum, de gente comum: qualquer pessoa sã come doce normalmente e a vida segue. Os episódios doces já não são compulsivos, são corriqueiros. Daqueles q passam batido na vida de uma pessoa *magra*. Mas possuem importância especial na vida de um gordo, ainda que gordo emagrecido. 

Hoje, 6 meses depois da cirurgia, descobri que o cerne da questão, o difícil, não é o emagrecer no pós-operatório; o emagrecimento vem vindo sozinho. Difícil é manter a cabeça na linha pra não ganhar tudo de novo. Pq vc escuta q 70% dos gastroplastizados volta a engordar, mas não consegue visualizar como isso é possível com a limitação do espaço. Pois eu digo: depois dos 2 anos, se vc não se reeducar de fato, vai dar merda. 

Eu que não abra meu olho não...


Nenhum comentário: